Você quer abrir uma conta bancária nos Estados Unidos morando no Brasil?
Deseja viver lá e ter acesso à maior economia do mundo mas não sabe como começar, ou se é possível abrir uma conta bancária nos Estados Unidos sem estar de fato lá?
A resposta é sim, e aqui estão alguns passos para tornar o processo mais fácil.
Confira algumas duvidas respondidas sobre como abrir uma conta nos EUA.
Lista de Tópicos
Como abrir uma conta nos EUA estando no Brasil?
Primeiramente é necessário obter informações sobre o banco do seu interesse, e verificar se é possível fazer a abertura de conta pela internet.
O site do Banco Central dos EUA traz diversas orientações e explica as diferença entre os títulos emitidos pelo Federal Reserve Board (Federal Reserve) em relação à instituição.
O Federal Reserve é uma instituição independente que se dedica a manter baixo os juros do dinheiro comum em circulação nos Estados Unidos.
É possível ter uma conta bancária com dólares americanos no Brasil?
Não é possível abrir uma conta bancária com dólares americanos no Brasil.
Para isso, você deve ter a residência e o CPF nos Estados Unidos.
Ou seja: para abrir uma conta em dólar naquela instituição financeira do país onde reside.
Com os documentos exigidos, bastará informar à instituição que irá receber os fundos remetidos do exterior por meio da troca de moeda na conversão entre as duas moedas, neste caso o real brasileiro e o dólar.
De acordo com a legislação brasileira atual, os indivíduos não estão autorizados a manter conta em moeda estrangeira em seu próprio país.
Porém alguns bancos digitais encontraram de fornecer essa funcionalidade aos clientes.
E como ter uma conta nos Estados Unidos?
Para abrir uma conta nos Estados Unidos você deve ter: o passaporte brasileiro, CPF americano (ou SSN) e residência nos EUA.
Para pessoa física você deverá ter um endereço físico americano, pois é muito importante uma vez que ele vai servir de referência para o score de crédito, caso você tenha em mente solicitar um cartão de crédito após abertura de conta nos EUA.
O endereço físico americano é muito importante pois ele vai servir de referência para o score de crédito, caso você tenha em mente solicitar um cartão de crédito após abertura de conta nos EUA
Importante dizer que existem dois tipos de endereço para este tipo de ação: o físico, como foi explicado anteriormente, e existe endereço de correspondência.
Neste segundo, em boa parte das agências você pode colocar seu endereço do Brasil.
É muito caro abrir uma conta em um banco americano?
Você não precisa ter muito dinheiro para abrir uma conta nos EUA
É preciso ser titular da Caixa Econômica Federal ou do Banco do Brasil, e levar seus documentos em ordem como RG, CPF, comprovante de residência etc., além dos formulários requeridos pela instituição bancária.
Os serviços mais simples costumam custar entre US$ 100 a US$ 250 dólares.
Boa notícia para brasileiros:
Já para empresas é mais fácil e há diversas instituições que permitem a abertura de conta bancária para um negócio americano.
A boa notícia é que mesmo sendo brasileiro é possível abrir uma empresa americana mesmo estando no Brasil sem dificuldades.
Como depositar dólar na conta bancária no Brasil?
Depois de abrir a conta, você pode fazer o depósito em dólar da sua remessa direto na agência.
Basta apresentar os seguintes documentos: comprovante do valor enviado e cartão CNH doméstico com chip; no caso dos brasileiros que moram nos EUA é necessário um CPF americano (que será informado para o banco).
Além dos formulários requeridos pela instituição bancária.
Usando este tipo de pagamento você não terá custos adicionais sobre as taxas cobradas pelos bancos.
Muitos brasileiros que moram nos Estados Unidos também abrem uma conta em dólar para investimento pelo fato dos juros serem maiores do que no Brasil.
A importância de ter um endereço físico no EUA, também faz com que muitos brasileiros comprem casa lá.
As informações sobre a abertura da conta são necessárias para que ela possa ser utilizada sem problemas por todos os beneficiários inicialmente.
Importante estar sempre atento a atualização da cotação do dólar comercial para o real, para você realizar suas transações dentro dos limites estabelecidos pelas instituições financeiras.
É possível depositar dólares em conta corrente?
Sim é possível, utilizando a mesma técnica de comprovante dos valores transferidos para o banco.
Para fazer isso você precisará ter um CPF americano, como já falamos anteriormente, que é informado ao banco
Com este tipo de pagamento as taxas comuns sobre os serviços do mercado financeiro estão inclusas no preço da transação.
No entanto, é necessário que haja disponibilidade na conta corrente brasileira para receber esse dinheiro em uma moeda estrangeira.
Como abrir uma conta poupança no Estados Unidos?
Abrir uma conta poupança nos Estados Unidos tornou-se uma opção interessante não só para quem viaja com frequência ou planeja morar no país.
Esta é uma opção alternativa para quem quer economizar e ter um bom rendimento.
A abertura é gratuita e pode ser feita nos bancos correspondentes.
Para conseguir o registro da conta no país, basta ter um endereço de correspondência no Estados Unidos para que as instituições financeiras naquele território possam dar andamento a todos os procedimentos necessários à abertura do serviço.
Uma vez com esses dados em mãos, apenas comparecer à agência dos correios brasileira designada pelo banco onde quer abrir a conta.
Concluindo:
Você avalia a melhor forma para abertura de contas nos EUA.
Alguns bancos são bem rígidos quanto a documentação, estão esteja atento a todas elas.
Importante lembrar sobre o endereço físico americano, para que seu histórico de score possua boas condições para solicitar crédito.
Caso prefira a forma mais simples, dê uma olhada na internet sobre contas multimoedas.
Gostou desse artigo? Pensa em abrir uma conta nos EUA? Deixe um comentário e compartilhe conosco e com os nossos leitores, a sua opinião e as suas ideias!