EB-5 é um visto de criação de emprego através do investimento e uma maneira de obter o Green Card e residência permanente dos Estados Unidos.
Saiba por onde começar nos vistos americanos:
Fazendo o investimento pode levar ao Green Card e assim o investidor junto com seu cônjuge e filhos menores de 21 anos podem permanentemente viver e trabalhar nos Estados Unidos.
O programa EB-5 é operado pela agência de Serviços de Cidadania e Imigração dos Estados Unidos (USCIS).
Programa criado pelo congresso dos Estados Unidos em 1990 para ter um aumento do investimento na economia dos EUA.
Como é o programa?
- Pessoas de qualquer nacionalidade podem fazer a aplicação para esse visto, ter capital necessário é o maior requisito.
- Duração inicial de 2 anos, com possibilidade de receber um status de residência permanente válido por 10 anos.
- Permite a solicitação de Green Card e candidatura à cidadania americana.
- O cônjuge do investidor pode desenvolver atividades.
- Profissionais no país e os filhos contam com facilidades na educação.
Agora que já sabe o que é o visto EB-5 e como é, você sabe como aplicar?
O planejamento é a parte mais importante na hora de aplicar para um visto Aqui vai alguns passos excelentes para aplicação do visto EB-5:
1 – Análise financeira pessoal
Uma análise financeira pessoal é um passo muito importante, no aporte para o visto EB-5 é no valor mínimo é, atualmente, de $900.000 .
Esse aporte pode ser considerado a longo prazo logo que retorno pode levar até anos, e o interessado terá custos documentação, especialistas em imigração e planejamento tributário norte-americanos.
2 – Aporte
Há duas formas para aportar para o visto EB-5: o aporte pode ser direto ou indireto.
Na forma direta:
O investidor responsável pela empresa tem que abrir e tocar seu próprio negócio tendo que gerenciar e administrar para viabilizá-lo na qual deve gerar 10 empregos diretos em que é exigido pelo programa durante o período de 02 anos.
O investidor após 5 anos, não terá retorno capital visto que os recursos estão investidos em seu próprio negócio, deve manter ativo o empreendimento durante a sua aplicação e no 5º ano negociá-lo caso queira outro tipo de atividade, a transação vai depender do sucesso alcançado pelo empreendimento.
Na forma Indireta
O investidor aplica por meio de Centros Regionais.
O Centro Regional é o responsável pelo negócio aportado e assim o investidor pode morar em qualquer área dos Estados Unidos contanto que seja próximo onde o novo negócio for instalado e não precisa cuidar diretamente do empreendimento, gerenciar e administrar a construção. Essas tarefas são atribuídas ao desenvolvedor do projeto.
Nesta forma o investidor pode morar em qualquer lugar dentro do território americano, caso seja bem assessorado, tem possibilidade do retorno dos recursos aportados após o período de 5 anos.
3 – Especialistas
A contratação de especialistas em imigração e planejamento tributário é de suma importância e toda a questão tributária nos EUA e no Brasil pode ser muito complexa e o investidor deve buscar entender ambos os sistemas para não ser bitributado.
A Assessoria de vistos possui um Centro Regional e dá assistência aos interessados na imigração através do EB-5.
Além disso, possui parceiros competentes em questões tributárias e de imigração, tanto no Brasil como nos Estados Unidos.
4 – Formulário
O envio do formulário I-526 para o USCIS para o investimento de capital necessário no negócio escolhido, esse formulário irá conter todos os dados do empreendimento e do investidor.
Irão levar em conta a possibilidade de 10 empregos, se o aporte foi feito em um novo negócio e se os recursos utilizados foram de forma legal.
5 – Mudar para os EUA
Preparar-se para a mudança aos EUA e a comprovação de intenção de lá residir, os imigrantes com êxito do programa dos vistos tornam-se residentes permanentes legais nos Estados Unidos.
O investidor tem 180 dias para fazer sua primeira entrada no país. E para provar que quer ali residir tem que, abrir conta bancária, obtendo o número de Seguridade Social, pagando impostos estaduais e federais, comprando ou alugando uma casa, entre outras formas.
Os residentes permanentes recebem o green card, que lhes permitem morar em qualquer lugar dentro dos Estados Unidos e trabalhar sem a necessidade de um patrocínio de um empregador americano.
A residência permanente também pode ser concedida ao cônjuge do investidor EB-5 e seus filhos solteiros menores de 21.
Agora você sabe como aplicar o EB-5.
Porém isso não é tudo, além de que, o visto assim como qualquer outro visto norte-americano, é apenas o documento que permite acesso de um estrangeiro a um dos pontos de imigração dos Estados Unidos, para um propósito.
Para o próprio certificado de residência permanente é o green card.
Green Card
Após a assessoria de vistos estimar período de requerimento onde atuação do investidor e consultores é mais ativa, dura de 1 a 3 meses, tempo em que se juntam os documentos para serem apresentados para o governo americano a espera para a aprovação do Green Card condicional, pode demorar em média de 14 meses.
Uma vez aprovado o investidor do visto EB-5 tem 180 dias para se mudar para os Estados Unidos já pagando os impostos americanos, ficando com o green card condicional durante dois anos assim cumprindo os requisitos do programa EB-5.
Se todos os requisitos estiverem sendo cumpridos, o investidor pode solicitar a remoção das condicionalidades e receber o Green Card permanente para si e sua família direta e, caso queira, aplicar para a cidadania americana depois de 5 anos morando nos EUA.
Tendo essas informações e aplicando essas táticas você está a um passo do EB-5.
2 comentários em “Visto EB-5: dicas para aplicar e conquistar o Green Card”